AllBran

PARA AJUDAR A DIGERIR A VIDA.

sexta-feira, maio 05, 2006

Humor Indigesto

Há uma essência comum a todos empregados de mesa por esse mundo fora. O humor de mesa. Não é tão subtil como o famoso inglês, também não chega a ser a piada fácil. É quase um calão profissional preso entre o pimba e o eloquente (também depende dos restaurantes e da sua cotação no Guia Michelin) . Uma espécie de ping-pong gastronómico. Cada pedido que fazemos ao empregado é retribuído com “a piada”. Não é possível reproduzi-la. Ela só existe no ambiente restaurante, tem um efeito efémero, acutilante e irritante qb. Assim que a ouvimos fazemos um sorriso 100% mostarda Dijon (espasmo físico provocado por piada seca) e a dita transforma-se em fumo e desaparece da nossa memória. É assustador, por muito que me esforce para me lembrar da piada, simplesmente não consigo. É de facto uma arte apuradíssima semelhante ao lançamento de pequenas bombas atómicas. Nunca se percebe muito bem de onde é que veio, mas no íntimo tememos que venha mais alguma.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

além do humor, a terminologia. é assustador. pedes uma água fresca, eles dizem que é fria; queres um café duplo, eles corrigem-te para abatanado; precisas de picante, eles chamam-lhe gindengo... a lista é infindável e ainda contempla todas as especificações locais - as bicas, os finos, as cadelinhas e sei lá mais o quê. eu nao tenho paciência. cada vez que me corrigem, eu faço absoluta questão de verbalizar correctamente. que é para ver se não ouço a maldita piada.

5:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em Londres alguém que se irritou (foi irritando) com o que os taxistas comentavam lançou um livro com a sabedoria do taxi driver - o resultado é muito interessante e claro que se a ideia tivesse nascido cá, teríamos uma edição para volumes e tomos. Que tal aproveitar e ir anotando essas pérolas e depois ganhar alguma coisa com isso?

No outro dia, alguém me disse falando da sua família: "sabe, a minha avô era da burguesia, mas o meu avô era da pleura".

E não era uma piada.

Graceland

12:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O humor de mesa deve ser o homo sapiens da stand up comedy. Aliás, o Fernando Rocha devia ser empregado de algum restaurante em Cacilhas antes de se lançar no estrelato.

4:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o sr do cafe cá da minha rua consegue dizer sp sp sp a mesma piada quando digo "boa tarde, queria um café sff". "queria ou quer? queria ou quer??", diz ele :S

4:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home